GRUPOS DE PESQUISA VINCULADO AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ARQUITETURA E CIDADE DA UVV :
Arquitetura e Estudos Ambientais
Líder CNPQ: Érica Coelho Pagel
O grupo tem a missão de investigar e fomentar a discussão da relação entre a arquitetura e o meio ambiente, avaliando o desempenho, a qualidade e a salubridade dos espaços construídos bem como a produção do edifício e de áreas urbanas sustentáveis.
Linhas de Pesquisa:
Gestão e Desempenho da Qualidade Ambiental Construída
Estudar os aspectos relacionados a gestão e avaliação da qualidade ambiental de edificações e áreas urbanas levando em conta critérios e indicadores de desempenho que representem as necessidades dos usuários e auxiliam na tomada de decisões do processo de projeto. Análise e avaliação dos aspectos espaciais, funcionais e de conforto ambiental: térmico, lumínico, acústico, ergonômico e qualidade do ar. Avaliação Pós-ocupação do ambiente construído. Experimentos de campo. Simulações computacionais.
Sustentabilidade na arquitetura e urbanismo
Desenvolver o conhecimento teórico-prático da arquitetura e urbanismo com a gestão sustentável da edificação nas diferentes fases do seu ciclo de vida. A relação sistêmica de inserção do edifício com o habitat natural, o uso de materiais construtivos de baixo impacto ambiental, não poluentes e de menor risco a saúde humana. A proposta de políticas públicas e tecnologias para o desenvolvimento sustentável, bem como a promoção da educação ambiental através de estudos entre a academia e a sociedade.
Pesquisadores:
Ana Dieuzeide Santos Souza
Cristina Engel de Alvarez
Erica Coelho Pagel
Fernanda Capucho Cezana
Jane Meri Santos
Mariceli Lamas de Araujo
Ricardo Nacari Maioli
Dignidade Urbana
O grupo investiga e fomenta a reflexão sobre os efeitos e impactos da morfologia da cidade contemporânea na constituição de cidades dignas, contemplando suas transformações nas relações sócio espaciais e no comportamento e atitudes das pessoas.
Linhas de Pesquisa:
(In)Dignidade Urbana na Cidade Contemporânea
Esta linha visa estudar as origens e impactos das diferenças sociais na constituição de espaços segregados, fragmentados, inseguros e vazios, que comprometem o direito de se viver com dignidade nas cidades.
Dignidade Urbana e o lugar democrático
Esta linha investiga conceitos e descrições que caracterizam a constituição de cidades dignas, bem como eventuais práticas e exemplos de intervenções urbanas e projetos representativos para constituição desta cidade digna. O foco está nas experiências práticas de lugares urbanos em que a dignidade enquanto ambiente democrático está materializada.
Pesquisadores:
Ana Paula Rabello Lyra
Andreia Fernandes Muniz
Josimar Barbosa Grippa
Larissa Leticia Andara Ramos
Luciana Teles Moura
Angela Gomes de Souza
Priscilla Silva Loureiro
Paisagem Urbana e Inclusão
Grupo destinado a investigar e fomentar a discussão e reflexão sobre os problemas funcionais e formais presentes nos espaços livres de uso público bem como as práticas e processos inerentes a concepção dos Projetos de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo e seus eventuais impactos na transformação da Paisagem Urbana contemporânea.
Linhas de Pesquisa:
Espaços livres de uso público
Esta linha investiga os fatores sociais, físicos, psicológicos, ambientais e culturais que permeiam os problemas funcionais e formais presentes no planejamento de espaços livres de uso público inclusivos das cidades contemporâneas.
Representação e Processo na concepção do Projeto
Esta linha investiga práticas e processos de representação na concepção dos Projetos de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo. O foco está na fase inicial, de concepção e conceituação do Projeto, suas implicações na didática e nos resultados que se materializam e transforam a morfologia das cidades contemporâneas.
Pesquisadores:
Ana Paula Rabello Lyra
Clovis Aquino de Freitas Cunha
Geraldo Benicio da Fonseca
Larissa Leticia Andara Ramos
Luciana Aparecida Netto de Jesus
Cidades e Políticas Urbanas
Líder CNPQ: Giovanilton André Carretta Ferreira
O grupo busca refletir sobre a produção da cidade e da metrópole contemporânea e as suas políticas públicas com ênfase nos planos, programas e projetos de ordenamento territorial, as novas tecnologias aplicadas ao planejamento e a gestão da cidade e a participação da sociedade civil.
Linhas de Pesquisa:
História e a produção da cidade contemporânea:
Esta linha de pesquisa busca refletir sobre a formação, evolução das cidades/metrópoles e a sua relação com as políticas urbanas, as teorias e o pensamento crítico sobre a produção da cidade contemporâneo e a sua influência sobre as políticas urbanas
Políticas urbanas e a gestão das cidades e metrópoles:
Esta linha de pesquisa busca monitorar e avaliar as políticas urbanas e metropolitanas, com foco nos planos, programas e projetos de ordenamento territorial, a mobilidade urbana sustentável, os planos diretores municipais e metropolitanos, planos setoriais da política urbana, novas tecnologias aplicadas a gestão da cidade e a participação popular na gestão da cidade/metrópole.
Pesquisadores:
Alexandre Ricardo Nicolau
Gesiane Silveira Pereira
Gilton Luís Ferreira
Giovanilton André Carretta Ferreira
Ivana Souza Marques
Michelly Ramos de Angelo
Pablo Silva Lira
Grupo SCP - Sistemas Contemporâneos de Projeto
Líder CNPQ: Cynthia Marconsini Loureiro Santos
O grupo de pesquisa SCP está interessado na investigação dos métodos e processos projetuais contemporâneos na arquitetura e urbanismo, bem como o comportamento do sistema arquitetônico-urbano. Diante da crescente complexificação dos problemas projetuais contemporâneos e das inovações ocorridas nos sistemas de informação e nas tecnologias digitais, faz-se necessário estabelecer abordagens sistêmicas sobre os diversos campos disciplinares envolvidos na concepção projetual.
Métodos e processos contemporâneos de projeto
Investigação das teorias e dos métodos que fundamentam o projeto e a produção do espaço contemporâneo. Busca a compreensão dos sistemas de projeto, a investigação dos meios digitais para o tratamento de complexidades, os diálogos interdisciplinares e transdisciplinares envolvidos nas interseções entre arquitetura, urbanismo, design, arte e cultura.
Comportamento do sistema arquitetônico-urbano
Investigação do comportamento do sistema arquitetônico-urbano a partir de um escopo ampliado e transdisciplinar. Esta linha de pesquisa compreende o sistema arquitetônico-urbano (espaço, edifício e cidade) como sistemas complexos que acomodam as relações humanas, cujo caráter é estabelecido por rede de relações internas e pela acomodação e adaptação do sistema em determinados contextos.
Pesquisadores:
Clovis Aquino de Freitas Cunha
Cynthia Marconsini Loureiro Santos
Larissa Leticia Andara Ramos
Leopoldo Eurico Gonçalves Bastos
Liziane de Oliveira Jorge
Simone Neiva Loures Gonçalves
Arquitetura, Cidade e Patrimônio Cultural
Esse grupo se destina a refletir sobre o lugar do patrimônio cultural na contemporaneidade a partir da análise crítica das diversas narrativas presentes nas práticas de preservação. Engloba abordagens transdisciplinares que envolvem colaboração entre arquitetura, urbanismo, artes, história, antropologia, geografia, sociologia, neurociência, dentre outros, que se preocupam com a preservação bens culturais nacionais e internacionais no âmbito de questões normativas, históricas, técnicas, científicas e educacionais.
Linhas de Pesquisa:
Patrimônio e inventário:
Essa linha trabalha com os instrumentos de identificação, reconhecimento e proteção utilizados em inventários arquitetônicos ou urbanos, com o intuito de documentar e produzir conhecimento sobre os bens estudados.
Educação patrimonial:
Essa linha objetiva construir um diálogo entre patrimônio e processos ativos de ensino-aprendizagem, de modo a contribuir para a conscientização, apropriação, valorização e preservação dos bens culturais materiais e imateriais.
Patrimônio e neurociência:
Essa linha visa fomentar a reflexão entre patrimônio cultural e neurociência, a partir de processos cognitivos que influenciam na representação do espaço e sua apropriação, construção do lugar da memória e da identidade.
Pesquisadores:
Amanda Regina Celli Lhobrigat
Melissa Ramos da Silva Oliveira
Raquel Zuanon Dias
Simone Neiva Loures Gonçalves
Tania Cristina Bordon Mioto Silva
Tatiana Freitas da Costa
Telma Borges dos Santos