O atual projeto surgiu da necessidade da PMVV em cumprir convênio com a Marinha do Brasil que prevê potencializar as políticas de segurança aquática do trecho Praia da Costa à Ponta da Fruta no município de Vila Velha, ação integrante do Plano de Uso e Ocupação da Orla de Vila Velha – Gerenciamento Costeiro.
Através do convênio celebrado entre a UVV e o Movive foi solicitado ao NEP que elaborasse projeto para construção de 20 torres de observação ao longo da orla do município de Vila Velha.
Os trabalhos de concepção e elaboração do projeto começaram no segundo semestre de 2010, e tiveram como metodologia desde visitas técnicas, reuniões com os guarda-vidas, onde puderam elencar de forma coordenada as prioridades, necessidades e expectativas quanto ao produto final, levantamento de material, possível patrocinador, até reuniões de apresentação do projeto. Como resultado desta metodologia, foram levantadas as premissas que norteariam todo o projeto.
A partir daí foram feitas reuniões com a equipe de criação do NEP e desta com o chefe dos guarda-vidas e um representante da classe, para elaboração de nova proposta. Após esta reunião um novo projeto foi elaborado, apresentado, aprovado e encaminhado para produção do primeiro protótipo.
Tendo em vista as novas premissas definidas para o projeto das torres, a solução encontrada foi projetar uma torre toda em madeira, sem uso de nenhuma estrutura metálica e com um gasto 2/3 menor que o proposto no processo aberto pela PMVV. Assim, com a madeira que seria gasta para se construir uma torre faríamos 3.