top of page

RECUPERAÇÃO E REVITALIZAÇÃO DE ESPAÇOS PÚBLICOS: CASO PESTALOZZI

A Associação Pestalozzi de Vila Velha fundada em 11 de junho de 1977 é uma instituição que tem como finalidade atendimento na área da Pessoa com Deficiência Intelectual e/ou múltipla e Transtornos Globais do Desenvolvimento, como autistas e pessoas com síndrome de Down. O objetivo é o desenvolvimento destas pessoas, proporcionando interação e acessibilidade em todas as áreas da vida social através da educação, cultura, tecnologia e lazer, fazendo deste e sua família parte integrante efetiva de uma sociedade equânime e justa. O prédio no qual está localizada a Pestalozzi está em condições precárias, com problemas infraestruturais, hidráulicos e elétricos, inclusive em condições inseguras para os frequentadores da instituição. A proposta é uma ação de recuperação e revitalização do prédio. Para isso foram conseguidas muitas doações de materiais de construção, porém ainda é necessário verba para mão de obra e outros materiais. Os alunos do primeiro período de Engenharia Civil realizaram um bazar para arrecadar fundos para a reforma do prédio.

A primeira etapa do projeto foi a recuperação do 2º pavimento com a inclusão de um banheiro PNE. O projeto também conta com engenheiros e arquitetos voluntários. Espera-se uma melhoria do prédio para proporcionar qualidade no atendimento das pessoas com deficiência e seus familiares.

BAZAR SOLIDÁRIO

Os alunos do curso da Engenharia Civil da Universidade Vila Velha promoveram um Bazar Solidário para arecadar fundos para ajudar a Pestalozzi de Vila Velha.

Esse projeto irá proporcionar um ambiente salubre para os deficientes da associação e um espaço seguro para os colaboradores da instituição desenvolver os trabalhos e contribuir para a integração social dos deficientes e seus familiares.

REUNIÃO DE PLANEJAMENTO

No dia 28 de junho de 2017 foi feita nossa reunião de planejamento. Dia de ver e analisar a proposta do novo layout dos banheiros e recepção da Pestalozzi. 

OBRAS EM ANDAMENTO

VISITA E DIAGNÓSTICO

No dia 31 de maio de 2017 foi feita a primeira visita para o diagnóstico. Na ocasião, a equipe técnica estava composta pela professora e engenheira civil Flávia Giacomin P Almeida e  a professora e arquiteta Andréia Fernandes Muniz. E os alunos e estagiários do NEP Eriston Montebeller e  Lucilene Buss. Foram feitas as análises estruturais preliminares e o primeiro esboço do projeto de reforma e adequação dos banheiros, piso e recepção do segundo pavimento da Pestalozzi de Vila Velha.

 

INÍCIO DAS OBRAS

Iniciada no dia 06 de julho a reforma dos banheiros e recepção do segundo piso, obra sonhada, projetada e executada pelos alunos do curso de engenharia civil e arquitetura da Universidade Vila Velha - UVV. 

OBRAS CONCLUÍDAS 

Equipe Voluntária:

DOCENTES

Flavia Giacomin Pimentel de Almeida(Coordenadora do Projeto)

Marcia Milach de Godoy

Michele Cristina Rufino Barbosa

Fábio Romero Ferreira Nolasco

Joubert Souza Pinto Filho

Emanuella Aparecida Fontan

FUNÇÃO: Coordenador; Colaborador; Consultor; Voluntário.

 

Equipe Voluntária:

 

DISCENTES

Estagiária do NEP Lucilene Buss

Estagiário do NEP Eriston Montebeler

Todos os alunos da turma de Engenharia Civil 1 Noturno e Engenharia Civil 1 Matutino da Universidade Vila Velha

EGRESSOS

Marcus Fantin, Denilson Mazzocco e Livia Guerra

FUNÇÃO – Bolsista; Voluntário; Participante.

bottom of page