IGREJA DO ROSÁRIO
Projeto Igreja do Rosário: valores históricos e arquitetônicos + leitura gráfica pelo método Sandra Alvim
Justificativa: O “Projeto Igreja do Rosário: palestra sobre valores históricos arquitetônicos para a comunidade da Prainha associada ao ensino de leitura gráfica pelo método Sandra Alvim” pretende apresentar ao bairro e para os membros da Igreja do Rosário, respectivamente, uma palestra sobre o valor histórico arquitetônico do monumento em questão, associada ao ensino do o método Sandra Alvim (1999) para leitura gráfica de arquitetura.
Nossa intensão é demostrar o modo como se realiza, no campo acadêmico, a leitura atenta de obras arquitetônicas. Desde o século XVIII, a produção projetual dos grandes nomes da arquitetura foram analisadas por teóricos e críticos de arquitetura. O legado desses teóricos consagrou o que hoje pode-se chamar de tradição em análise gráfica. O método desenvolvido pela doutora Sandra Alvim para análise de arquitetura religiosa colonial carioca, aplicando o estudo em um exemplar do patrimônio arquitetônico do Espírito Santo, a Igreja do Rosário. O objetivo do projeto é que os membros da comunidade compreendam melhor a arquitetura e o valor patrimonial deste edifício colonial.
Justificativa:
Levar o conhecimento da pesquisa desenvolvida no Curso de Mestrado até a comunidade que realmente utiliza tal arquitetura no seu cotidiano e que reconhece as necessidades de conservação da integridade espacial da igreja.
Objetivo:
Ampliar o acesso a informações referentes ao patrimônio capixaba à comunidade usuária desta arquitetura.
Ensinar o processo de leitura gráfica. Pelo Método Sandra Alvim, in loco.
Prof. responsável: Simone Neiva
Alunos envolvidos: Nayhara Martins (mestrado)
Débora Vaz