COLÔNIA DOS PESCADORES
Observa-se hoje que o município de Vila Velha tem em sua atividade pesqueira a exemplo do agronegócio, uma história de abandono, onde barracões de alguns núcleos estão sem a menor condição de uso, sendo alguns deles usados para depósitos de materiais, locais para uso de drogas e álcool; associações carentes de organização; reformas não concluída; falta de política de comercialização etc.
Em virtude desses fatos a Associação de Pescadores de Itapoã, solicitou-nos um projeto de reforma e construção para a sua nova sede, com uma área estimada em 410,20 m². A sede encontra-se hoje num abandono só, uma antiga escola desativada sem as mínimas condições para abrigar esse tipo de atividade, considerado também por outros moradores dos arredores como lugar sujo, lugar de pedintes. Eles não possuem lugar para armazenar os peixes então por consequência vendem os peixes mais barato do que deveriam.
Eles gostariam que a nova sede tivesse três andares e um subsolo, porém devido às peculiaridades do terreno, o subsolo, sugerido pelos associados, seria inviável. Soluções alternativas foram buscadas para suprir as necessidades, principalmente quanto ao armazenamento de materiais, criando depósitos embaixo da rampa que assegura acessibilidade ao edifício proposto.
No pavimento térreo as solicitações foram atendidas conforme as expectativas dos usuários, com bancas para exposição e venda do pescado e acesso externo através de corredores, os quais permitem a ventilação;
O aquário ornamental na circulação do mercado de vendas do pescado aproxima o usuário ao tema do edifício e cria uma relação com o fomento ao turismo. A praça de acesso cria conforto aos clientes e ao entorno.
O restaurante panorâmico abraça a visual da orla, através de uma varanda contemplativa e funcional. Este espaço poderia ser arrendado para arrecadação de recursos e manutenção do mercado do peixe, ou ser gerido pela própria associação promovendo encontros entre os associados.
A acessibilidade foi assegurada através da rampa e dos sanitários adaptados e acessíveis;
A edificação, no 2º pavimento, conta com espaços para oferecer cursos de especialização para a comunidade, tendo salas de aula teórica e prática, e auditório, além da administração da Associação dos Pescadores de Itapuã.