top of page

CASA DE ACOLHIDA

Projeto solicitado pela Secretaria de Defesa Social do Município de Vila Velha para a criação de uma clínica terapêutica para usuários de crack, com fins de diagnosticar, planejar e efetuar intervenções terapêuticas. Sabe-se que em média 73% dos usuários são do sexo masculino, desta forma, a clínica atenderá inicialmente homens, posteriormente mulheres e por fim oferecerá atendimento também aos menores de idade.Trata-se de uma unidade terapêutica transitória, segue o modelo de uma clínica de reabilitação, no entanto os usuários permanecem por no máximo quinze dias e posteriormente, se necessário, serão transferidos para internação em uma unidade de recuperação, num período de 4 a 6 meses.

Os objetivos da implantação deste projeto consistem em proporcionar um atendimento aos usuários de drogas e às famílias residentes no município de Vila Velha, realizar um trabalho de cunho preventivo, além de reduzir a prevalência do consumo de drogas com ênfase no crack. 

O conceito principal partiu de uma premissa estabelecida pelo cliente: dividir os ambientes masculinos e femininos. Desta forma, o projeto se divide em dois blocos principais - ala masculina e ala feminina - interligados por um bloco administrativo. A concepção projetual partiu da busca por adaptar a edificação já existente com os ambientes solicitados pelo cliente no programa de necessidades descrito durante as reuniões, mantendo o mínimo de modificações possíveis para redução do custo total da obra.

 

bottom of page