O Banco Verde é um projeto de desenvolvimento social que realiza a coleta de resíduos sólidos (garrafas pet, embalagens plásticas, latas) e líquidos (óleo de fritura usado), trazidos pela comunidade e que são trocados por uma moeda social, chamada de “Moeda Verde”, que possibilita a compra de alimentos não perecíveis no Supermercado Solidário, mantido na sede do Banco Verde ou troca de serviços e produtos oferecidos na própria comunidade.
O espaço, de aproximadamente 324 m², segundo informação de levantamento disponibilizado pelo Movive, dispõe de área já edificada onde opera o Supermercado Solidário e uma pequena cozinha na frente do terreno, e de um espaço onde funciona o escritório, além de uma área destinada à ampliação, onde os solicitantes pretendem operar a fábrica de sabão, de matéria prima proveniente da coleta de óleo.
Após a solicitação, identificando as necessidades e condicionantes impostas, relacionamos o “perfil projetual” como a solução apresentada ao Ascamare e foi apresentada a ideia desenvolvida do projeto de telhado de garrafas PET ao Sr. Joãozinho, presidente do Banco Verde.
Tomadas as decisões e produzidos os projetos de adequação, foi elaborada uma oficina para realizar a confecção do telhado em conjunto com a comunidade. Na data escolhida para a realização da oficina, organizamos e dividimos o processo de produção entre a limpeza e corte das caixas de leite; limpeza, corte e dobra das garrafas; e a fixação do isolamento térmico (caixas Tetra Pak) e telhas de garrafa na estrutura de metalon, utilizando rebites. Transmitimos o passo-a-passo do processo de confecção para a comunidade, que atenta, nos ajudou inclusive a criar formas mais rápidas de produção.
TELHADO DE GARRAFA PET
Clique aqui para ver mais detalhes
A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Vitória (ASCAMARE) promove a coleta seletiva buscando materiais recicláveis como plástico, papel, vidro e metal de melhor qualidade e valor para revenda do que aqueles que são encontrados misturados com o lixo comum. Após esta etapa estes resíduos ainda precisam passar por processos de triagem, beneficiamento, enfardamento e estocagem até que a venda ocorra. O espaço físico dedicado a estas atividades pode favorecer ou dificultar seu sucesso.
espaço.
Em reuniões no Núcleo de Estudos e Práticas (NEP), foi pensado e pesquisado formas de reutilização dos materiais recicláveis que são manejados pela ASCAMARE. Partindo daí a idéia da reutilização de garrafas pet para a construção do telhado e a construção de um protótipo de um telhado que ficasse ao tempo para sabermos de sua resistência.